Em 1981 eu tomei posse de um gravador de fita cassete da minha mãe (e que se tornou o meu brinquedo favorito)Eu gostava de ler os artigos das revistas e imitar locutores de rádio (uma outra paixão). Um dia resolvi juntar umas vazilhas de aço inox de vários tamanhos, que eram usadas para misturar os produtos químicos de alisamento de cabelo, também da minha mãe. Liguei o gravador e comecei a percutir um ritmo brincando com os timbres e tonalidades. Fiquei impressionado com o resultado. Na época, eu estava com 14 anos. Nunca mais me esqueci disso. No mesmo ano, comecei a trabalhar como sonoplasta na única emissora de rádio que existia na cidade onde morava (Araxá - MG), mergulhando assim no mundo da música comercial. Guardei aquela experiência comigo, enquanto experimentava remix em fitas cassete e discos de vinil de grupos musicais como Blitz, Rick James entre outros. Aos 16 anos comecei a estudar violão e nunca mais parei. Aos 18 fui para Brasília - DF e lá eu comecei profissionalmente trabalhando com voz e violão em bares, restaurantes, teatros, shows de rua, etc. Em 1989 aquele impulso que eu tivera (em 1981) com os copos e tijelas de metal vieram à tona quando eu escutei pela primeira vez um disco de vinil do grupo mineiro UAKTI. Foi aí que minha vida musical mudou para sempre. Comecei a pesquisar como extrair o som de garrafas pet e experimentava sonoridades com mangueiras e idiofones. Depois vieram os cordofones e tambores ou membrafones.
Aerofones: O processo de desenvolvimento das flautas de pan com sucata e materiais alternativos foi rápido, tanto as opções de acabamento quanto aos ajustes para afinação e até mesmo suas alterações de frequências, usando as ponteiras de plástico. O grande desafio foram as flautas com tubos de pvc transversais que custaram 10 anos de tentativa e erro. Sei que ainda tenho muito o que aprender, mas tudo o que venho descobrindo eu faço questão de compartilhar. Me sinto bem com isso. Quanto aos aerofones, o que ainda é um mistério para mim são as medidas para a confecção da gaita de balão do estilo claricano e as zurnas ou charamelas de canudinhos. Mas se vocês assistiram as vídeo aulas devem perguntar como é um mistério se eu publiquei as vídeo aulas? Uma coisa é você conseguir fazer uma cópia, tirando de ouvido a afinação e ir ajustando. Outra coisa é depender somente do tutorial e suas medidas. Meu desafio é chegar num denominador comum que facilite para todo mundo. Eu chego lá!
Aerofones confeccionados com canudinhos
Meus parabéns Prof. . adoro seus vídeos e faço parte dessa turma de loucos de artistas músicos educadores! Seu trabalho e incrível Parabéns!
ResponderExcluir